Boas dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração ajudam não só a deixar o cliente satisfeito, mas também, ajudam a trazer mais clientes no longo prazo. Afinal, o marketing de indicação vai começar a acontecer e isso é muito importante para construir uma bela carteira de clientes ao longo do tempo.
Neste artigo, o Capre RJ vai te ajudar com algumas dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração.
Acompanhe!
Resumo:
- Humanizar o atendimento gera conexão e permite uma ótima experiência para o cliente.
- Lembre-se que você está na casa do cliente, e não na sua oficina.
- Otimismo com relação ao problema deixa o cliente confortável.
Excelência: 10 dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração
Com essas dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração, certamente o seu leque de clientes vai aumentar ao longo do tempo.
Veja:
- Ouça o seu cliente e use empatia;
- Compareça no horário;
- Preveja imprevistos;
- Seja gentil e educado;
- Explique o porquê das coisas;
- Dê a sua opinião e recomende produtos;
- Ajude o cliente a evitar mais custos;
- Deixe o local limpo depois do trabalho;
- Seja realista, mas otimista;
- Peça um feedback sobre o atendimento.
Continue lendo e saiba detalhes de como aplicar cada uma das dicas anteriores e se torne um mecânico de refrigeração ainda mais completo!
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Ouça o seu cliente e use empatia
Um mecânico de refrigeração está habituado a resolver o problema de forma prática: identifica o problema e resolve, independente de fatores relacionados à dificuldade técnica, falta de peças ou outras coisas.
No entanto, para garantir um pouco mais de conforto para o cliente (que muitas vezes não entende nada do assunto), é preciso usar a empatia. Ou seja, se colocar no lugar do cliente que está ali recebendo um mecânico dentro da sua casa.
Para isso, ouça o cliente, entenda o que ele tem a dizer, não seja grosseiro com a ideia de que o cliente não sabe de nada, entre outros detalhes. Ao usar empatia e se colocar no lugar do cliente, dizendo que entende o transtorno, fará com que o seu trabalho seja contratado mais vezes ao longo do tempo. Além das indicações, é claro!
Compareça no horário
Poucas coisas são mais desconfortáveis para um cliente do que marcar um horário com ele e simplesmente não comparecer pontualmente. A falta de compromisso do ponto de vista de horário é extremamente desgastante e pode atrasar muitas outras coisas na agenda do cliente.
Por isso, uma das dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração que você precisa colocar como prioridade na sua rotina, é a pontualidade.
Por mais que o trânsito possa atrapalhar ou gerar empecilhos, é preciso prever essas situações. E isso nos leva diretamente a próxima dica!
Leia também o artigo: Mecânico em Refrigeração: Quanto ganha, o que faz e tudo o que você precisa saber!
Preveja imprevistos
Por mais que algumas coisas não estejam sob nosso controle, é preciso entender que alguns imprevistos podem ser plenamente previstos.
Quer um exemplo? O trânsito. Ele é completamente imprevisível, especialmente em cidades grandes. Por isso, esse fator de imprevisibilidade precisa ser considerado na hora de atender bem o seu cliente.
Conheça atalhos, horários de pico e planeje a sua saída com antecedência para que, mesmo que haja trânsito no caminho, você chegue no horário combinado na casa do cliente.
Seja gentil e educado
Essa é uma das dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração que certamente você já coloca em prática. E se não o faz, deveria colocar como prioridade na rotina: seja gentil e educado.
Essas são regras básicas de convivência e atendimento. Muitas vezes são consideradas, inclusive, regras de “ouro”.
Lembre-se que o seu cliente está frustrado e muitas vezes chateado por causa do problema que você vai resolver. Entenda isso e ajude a deixá-lo mais tranquilo.
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Explique o porquê das coisas
Muitas vezes o cliente não está interessado em saber o que você vai fazer; ele só quer que o problema seja resolvido. Mas em outras ocasiões, o cliente quer entender os processos e ajustes feitos no equipamento.
Por isso, esteja aberto para conversar sobre o assunto. Explique o porquê das coisas e deixe o seu cliente saber o que vai ser feito, que peças vão ser trocadas e o motivo dessa troca.
Essa interação pode gerar confiança – e novos trabalhos podem surgir com o tempo.
Dê a sua opinião e recomende produtos
Alguns prestadores de serviço se omitem quando o cliente pede uma opinião ou indicação. No entanto, isso pode gerar um pouco de desgaste no rápido relacionamento de uma manutenção, já que o cliente vai colocar você, mecânico, em uma posição de autoridade no assunto.
Por isso, busque responder dúvidas e recomendar determinadas soluções e produtos. Use a sua experiência para recomendar boas marcas, boas práticas e outras questões que não vão ferir a ética da profissão.
Leia também o artigo: Profissão Instalador de Ar Condicionado Split: Quanto ganha? O que faz? Entenda tudo!
Ajude o cliente a evitar mais custos
Uma das dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração que certamente podem render mais e mais clientes no longo prazo, é a indicação de cuidados para os equipamentos durarem mais.
Pode parecer um contrassenso, já que o mecânico precisa de problemas para resolver. No entanto, essa atitude vai gerar muita confiança para o cliente. E o que você busca, é um cliente satisfeito em várias esferas do atendimento.
Ensine-o a usar os equipamentos corretamente, o que fazer para estragar menos, dicas práticas e macetes que você tenha aprendido com a sua experiência.
Seja amigo do cliente!
Deixe o local limpo depois do trabalho
Se você precisa se deslocar até a casa do cliente para resolver um problema, lembre-se que aquela é a casa do cliente – e não a sua oficina. E já que a sua oficina não deve ficar bagunçada e suja para trabalhar, lembre-se de manter a casa do cliente também limpa e organizada.
Tenha processos minuciosos de limpeza: leve panos, aspirador de pó e outros equipamentos para dar uma ajeitada nas coisas antes de ir embora.
No Curso de Refrigeração no Rio de Janeiro do Caprerj você aprenderá a desempenhar a sua função com organização e excelência.
Seja realista, mas otimista
Quando o cliente está enfrentando um problema de refrigeração em casa, ele está frustrado, cansado e muitas vezes chateado.
Por isso, você pode atuar para acalmá-lo. Seja realista, informando a realidade. Mas ao mesmo tempo, seja otimista, de forma a deixar o cliente confortável e entender que vocês vão resolver o problema, seja ele qual for. Mostre-se à disposição e ali para ajudar no que for preciso!
Peça um feedback sobre o atendimento
E por fim, peça o feedback do seu atendimento para entender o que melhorar e como melhorar. Pode ser uma pesquisa pelo WhatsApp ou pode ser presencialmente, perguntando se o cliente se sentiu confortável e bem atendido.
No nosso Curso de Refrigeração no Rio de Janeiro você aprende toda a parte técnica para resolver inúmeros problemas, além de toda a parte humana, fundamental para que você seja um ótimo mecânico de refrigeração.