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10 Dicas de Atendimento para Mecânicos de Refrigeração

Boas dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração ajudam não só a deixar o cliente satisfeito, mas também, ajudam a trazer mais clientes no longo prazo.
10 Dicas de Atendimento para Mecânicos de Refrigeração
Sumário

Boas dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração ajudam não só a deixar o cliente satisfeito, mas também, ajudam a trazer mais clientes no longo prazo. Afinal, o marketing de indicação vai começar a acontecer e isso é muito importante para construir uma bela carteira de clientes ao longo do tempo.

Neste artigo, o Capre RJ vai te ajudar com algumas dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração.

Acompanhe!

Resumo:

  • Humanizar o atendimento gera conexão e permite uma ótima experiência para o cliente.
  • Lembre-se que você está na casa do cliente, e não na sua oficina.
  • Otimismo com relação ao problema deixa o cliente confortável.

Excelência: 10 dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração

Com essas dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração, certamente o seu leque de clientes vai aumentar ao longo do tempo.

10 Dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração
10 Dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração

Veja:

  1. Ouça o seu cliente e use empatia;
  2. Compareça no horário;
  3. Preveja imprevistos;
  4. Seja gentil e educado;
  5. Explique o porquê das coisas;
  6. Dê a sua opinião e recomende produtos;
  7. Ajude o cliente a evitar mais custos;
  8. Deixe o local limpo depois do trabalho;
  9. Seja realista, mas otimista;
  10. Peça um feedback sobre o atendimento.

Continue lendo e saiba detalhes de como aplicar cada uma das dicas anteriores e se torne um mecânico de refrigeração ainda mais completo!

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Ouça o seu cliente e use empatia

Um mecânico de refrigeração está habituado a resolver o problema de forma prática: identifica o problema e resolve, independente de fatores relacionados à dificuldade técnica, falta de peças ou outras coisas.

No entanto, para garantir um pouco mais de conforto para o cliente (que muitas vezes não entende nada do assunto), é preciso usar a empatia. Ou seja, se colocar no lugar do cliente que está ali recebendo um mecânico dentro da sua casa.

Para isso, ouça o cliente, entenda o que ele tem a dizer, não seja grosseiro com a ideia de que o cliente não sabe de nada, entre outros detalhes. Ao usar empatia e se colocar no lugar do cliente, dizendo que entende o transtorno, fará com que o seu trabalho seja contratado mais vezes ao longo do tempo. Além das indicações, é claro!

Compareça no horário

Poucas coisas são mais desconfortáveis para um cliente do que marcar um horário com ele e simplesmente não comparecer pontualmente. A falta de compromisso do ponto de vista de horário é extremamente desgastante e pode atrasar muitas outras coisas na agenda do cliente.

Por isso, uma das dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração que você precisa colocar como prioridade na sua rotina, é a pontualidade.

Por mais que o trânsito possa atrapalhar ou gerar empecilhos, é preciso prever essas situações. E isso nos leva diretamente a próxima dica!

Leia também o artigo: Mecânico em Refrigeração: Quanto ganha, o que faz e tudo o que você precisa saber!

Como um mecânico de refrigeração pode atender bem um cliente?
Como um mecânico de refrigeração pode atender bem um cliente?

Preveja imprevistos

Por mais que algumas coisas não estejam sob nosso controle, é preciso entender que alguns imprevistos podem ser plenamente previstos.

Quer um exemplo? O trânsito. Ele é completamente imprevisível, especialmente em cidades grandes. Por isso, esse fator de imprevisibilidade precisa ser considerado na hora de atender bem o seu cliente.

Conheça atalhos, horários de pico e planeje a sua saída com antecedência para que, mesmo que haja trânsito no caminho, você chegue no horário combinado na casa do cliente.

Dicas de Atendimento para Mecânicos de Refrigeração

Seja gentil e educado

Essa é uma das dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração que certamente você já coloca em prática. E se não o faz, deveria colocar como prioridade na rotina: seja gentil e educado.

Essas são regras básicas de convivência e atendimento. Muitas vezes são consideradas, inclusive, regras de “ouro”.

Lembre-se que o seu cliente está frustrado e muitas vezes chateado por causa do problema que você vai resolver. Entenda isso e ajude a deixá-lo mais tranquilo.

Para ser um profissional da área acima da média, inscreva-se no Curso de Refrigeração Domiciliar em Madureira RJ do Caprerj.

Explique o porquê das coisas

Muitas vezes o cliente não está interessado em saber o que você vai fazer; ele só quer que o problema seja resolvido. Mas em outras ocasiões, o cliente quer entender os processos e ajustes feitos no equipamento.

Por isso, esteja aberto para conversar sobre o assunto. Explique o porquê das coisas e deixe o seu cliente saber o que vai ser feito, que peças vão ser trocadas e o motivo dessa troca.

Essa interação pode gerar confiança – e novos trabalhos podem surgir com o tempo.

Dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração
Dicas para tornar o atendimento ao cliente mais excelente

Dê a sua opinião e recomende produtos

Alguns prestadores de serviço se omitem quando o cliente pede uma opinião ou indicação. No entanto, isso pode gerar um pouco de desgaste no rápido relacionamento de uma manutenção, já que o cliente vai colocar você, mecânico, em uma posição de autoridade no assunto.

Por isso, busque responder dúvidas e recomendar determinadas soluções e produtos. Use a sua experiência para recomendar boas marcas, boas práticas e outras questões que não vão ferir a ética da profissão.

Leia também o artigo: Profissão Instalador de Ar Condicionado Split: Quanto ganha? O que faz? Entenda tudo!

Ajude o cliente a evitar mais custos

Uma das dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração que certamente podem render mais e mais clientes no longo prazo, é a indicação de cuidados para os equipamentos durarem mais.

Pode parecer um contrassenso, já que o mecânico precisa de problemas para resolver. No entanto, essa atitude vai gerar muita confiança para o cliente. E o que você busca, é um cliente satisfeito em várias esferas do atendimento.

Ensine-o a usar os equipamentos corretamente, o que fazer para estragar menos, dicas práticas e macetes que você tenha aprendido com a sua experiência.

Seja amigo do cliente!

Deixe o local limpo depois do trabalho

Se você precisa se deslocar até a casa do cliente para resolver um problema, lembre-se que aquela é a casa do cliente – e não a sua oficina. E já que a sua oficina não deve ficar bagunçada e suja para trabalhar, lembre-se de manter a casa do cliente também limpa e organizada.

Tenha processos minuciosos de limpeza: leve panos, aspirador de pó e outros equipamentos para dar uma ajeitada nas coisas antes de ir embora.

No Curso de Refrigeração no Rio de Janeiro do Caprerj você aprenderá a desempenhar a sua função com organização e excelência.

Dicas de atendimento para mecânicos de refrigeração
Sempre deixe o local limpo depois do atendimento

Seja realista, mas otimista

Quando o cliente está enfrentando um problema de refrigeração em casa, ele está frustrado, cansado e muitas vezes chateado. 

Por isso, você pode atuar para acalmá-lo. Seja realista, informando a realidade. Mas ao mesmo tempo, seja otimista, de forma a deixar o cliente confortável e entender que vocês vão resolver o problema, seja ele qual for. Mostre-se à disposição e ali para ajudar no que for preciso!

Peça um feedback sobre o atendimento

E por fim, peça o feedback do seu atendimento para entender o que melhorar e como melhorar. Pode ser uma pesquisa pelo WhatsApp ou pode ser presencialmente, perguntando se o cliente se sentiu confortável e bem atendido.

No nosso Curso de Refrigeração no Rio de Janeiro você aprende toda a parte técnica para resolver inúmeros problemas, além de toda a parte humana, fundamental para que você seja um ótimo mecânico de refrigeração.

Dicas de Atendimento para Mecânicos de Refrigeração
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Redator do Site CapreRJ

Verificando a crescente demanda de mercado para a área de instalação de condicionadores de ar do tipo split, nosso antigo Diretor SR. Gilberto Poggian inicia a história do CAPRERJ em 2013, capacitando mecânicos de instalação desses aparelhos em sua primeira sede localizada em Nova Iguaçu município do estado do Rio de Janeiro.