A profissão eletricista é uma das mais importantes em qualquer contexto da nossa sociedade. Afinal, a energia elétrica já deixou de ser uma revolução há muito tempo e, hoje, ela está presente no mundo inteiro. Profissionais que trabalham para criar, manter ou reparar esses tipos de sistemas são indispensáveis no mercado de trabalho.
Se você quer reinventar a sua carreira ou mesmo está buscando uma profissão com muitas oportunidades, a profissão de eletricista pode ser um ótimo ponto de partida.
Neste artigo, o CapreRJ vai te ajudar a entender tudo sobre o assunto. Você também pode conhecer o Curso de Eletricista Predial e Residencial no Rio de Janeiro do Caprerj. Continue lendo!
O que se faz na profissão eletricista?
A profissão eletricista é muito técnica, complexa e com muitas áreas de atuação. Afinal, o eletricista pode trabalhar tanto na instalação, quanto na manutenção de sistemas. E isso de forma autônoma ou como funcionário de uma grande empresa. Abaixo, veja alguns dos principais tópicos relacionados a profissão e onde você poderá atuar depois de formado:
- Projetos elétricos;
- Instalações e reparos residenciais;
- Estudo de diagramas elétricos;
- Manutenções preventivas;
- Análise de sistemas elétricos;
- Quadro de Distribuição de Disjuntores QDL;
- Testes de sistemas.
Projetos elétricos
Os projetos elétricos são essenciais em qualquer instalação. Mesmo que seja uma instalação simples, sem complexidades, o projeto elétrico se faz necessário para que o eletricista responsável saiba exatamente o que fazer e onde fazer.
Por isso, um profissional formado em elétrica terá a capacidade técnica e intelectual para interpretar e executar projetos elétricos feitos por engenheiros. Assim, o profissional eletricista estará capacitado e apto para trabalhar em absolutamente qualquer tipo de situação. Tanto em instalações prediais, quanto em instalações residenciais.
Comece a estudar ainda hoje e ingresse na profissão de eletricista o quanto antes, pois o mercado está te esperando. Entre em contato pelo WhatsApp agora mesmo para saber mais sobre o Curso de Eletricista Predial e Residencial no Rio de Janeiro.
Instalações e reparos residenciais
Dentro da profissão eletricista, o profissional também estará apto e capacitado a atuar em reparos e instalações residenciais e prediais. Ou seja, se você quer ser eletricista, saiba que com o Curso de Eletricista Predial e Residencial no Rio de Janeiro do CapreRJ, você estará pronto para atuar em um dos mercados de maior necessidade técnica e intelectual: o de instalação e reparos.
Há eletricistas que estão 100% focados em atender esse tipo de demanda, pois elas acontecem praticamente todos os dias. Especialmente nas grandes cidades, onde a demanda por energia elétrica é muito maior. Logo, há muitas coisas estragando e precisando de reparo, e outras precisando de instalações do zero. Por isso, que tal ser você o eletricista responsável por realizar esses trabalhos?
Estudo de diagramas elétricos
Um diagrama elétrico é uma das principais ferramentas para que o eletricista tenha um guia técnico de como realizar uma instalação. É uma planta baixa das instalações elétricas. E por isso, a profissão eletricista exige que o profissional tenha conhecimento técnico e intelectual para aprender a traduzir e implementar tudo o que está no diagrama elétrico.
Além disso, o profissional poderá prestar consultorias para ajudar outras equipes a realizar uma instalação mediante um diagrama elétrico. Além de ajudar a comprar os materiais necessários para suprir as necessidades projetadas no desenho.
Conheça também os Cursos Presenciais nas Áreas de Refrigeração – Elétrica – Máquina de Lavar e Lava e Seca no Rio de Janeiro do Caprerj.
Manutenções preventivas
Há uma grande diferença entre manutenção para reparo e manutenção preventiva. E dentro da profissão eletricista, o profissional poderá trabalhar nas duas frentes, já que as demandas sempre são altas.
A manutenção preventiva, nesse caso, trabalha com a necessidade de evitar acidentes, queimas, perdas ou curtos. Ou seja, o profissional vai seguir uma cartilha técnica de substituição de equipamentos devido a sua vida útil.
Muitas empresas e prédios geridos por condomínios têm um plano de manutenção preventiva na parte elétrica, que é executado de tempos em tempos. Você poderá criar a sua carteira de clientes e assim fidelizar esse tipo de serviço recorrente.
Conheça o Curso de Eletricista Predial e Residencial no Rio de Janeiro do Caprerj e matricule-se já!
Análise de sistemas elétricos
Nem sempre o eletricista precisará colocar a mão na massa para conseguir trabalhos na profissão eletricista. Afinal, é possível comercializar também o conhecimento, de maneira que o eletricista possa vender consultorias e análises de sistemas elétricos. Afinal, é a partir da análise técnica de um sistema elétrico que muitos serviços começam. Seja de reparo ou manutenção preventiva.
Especialmente grandes empresas ou empresas que gerem condomínios prediais, precisam desse tipo de trabalho constantemente. Afinal, é um trabalho que garante a segurança de funcionários e moradores.
Quadro de Distribuição de Disjuntores QDL
Um dos itens mais importantes de qualquer instalação elétrica, o quadro de luz (ou quadro QDL) também é uma atribuição do eletricista. Ele será responsável por instalar, realizar manutenção e fazer verificações para eventuais diagnósticos.
Conheça o Curso de Eletricista Predial e Residencial no Rio de Janeiro do Caprerj e faça já a sua inscrição.
Testes de sistemas
Para assegurar uma boa instalação elétrica, testes práticos precisam ser feitos constantemente. No entanto, não é qualquer tipo de teste que assegura a segurança do projeto. Os testes precisam ser absolutamente pensados e dedicados para aquele tipo de instalação. Caso contrário, os resultados dos testes serão falhos e a segurança dos utilizadores daquela rede estará em risco.
Quanto ganha na profissão de eletricista?
Assim como em qualquer profissão, o salário vai depender muito do nível de experiência e grau de conhecimento técnico do profissional. No entanto, é possível ganhar algo em torno de R$ 2.000,00 em diversas áreas do mercado, especialmente as áreas de indústria e construção civil.
No entanto, esses valores podem ser muito maiores caso o profissional trabalhe de maneira autônoma ou tenha a sua própria empresa de instalações elétricas. Neste caso, o valor da hora técnica pode chegar a R$ 50,00, o que aumenta e muito o salário do eletricista.
Curso para ser eletricista: matrículas abertas
Independente da área que você vai atuar na profissão eletricista (predial ou residencial), é preciso fazer um curso técnico preparatório com professores técnicos e que vivem do que ensinam.
Conte com o CapreRJ para começar a estudar ainda hoje no Curso de Eletricista Predial e Residencial no Rio de Janeiro! Veja tudo o que você vai aprender:
- Definições das grandezas elétricas, múltiplos e submúltiplos;
- Tensão, corrente e resistência elétrica;
- Lei de Ohms;
- Potência e Energia (diferentes tipos de potência);
- Potência em corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC);
- Circuitos elétricos (série, paralelo e misto);
- Definições de circuito elétrico;
- Disjuntores, DRs, IDRs e fusíveis;
- Medições com instrumentos elétricos;
- Aprenda a medir DDP do circuito com voltímetro;
- Alicate amperímetro para medir a amperagem;
- Curto-circuito e sobrecarga elétrica;
- Simbologias para leitura e interpretação de circuitos elétricos;
- Baterias e tipos de ligação;
- Identificação pelo código de cores NBR5410;
- Identificação das bitolas de fios e cabos;
- Capacidade de condução de corrente;
- Instalação de um circuito elétrico de 127V/220V;
- Aterramento e sua finalidade.
Seja um eletricista de sucesso! Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp para se matricular ou tirar todas as suas dúvidas sobre o Curso de Eletricista Predial e Residencial no Rio de Janeiro do Caprerj.